MATÉRIAS PUBLICADAS

Dia Mundial do Café - 14/04

Dia Mundial do Café - 14/04

14/04 é o dia Mundial do Café, e desejamos fazer aqui nossa homenagem a essa bebida tão especial e querida pelos brasileiros e muitos povos no mundo.

Claro que não é a palavra final, diante de tantas pesquisas realizadas sobre o assunto, mas vamos fazer lembrar os benefícios de consumir o cafezinho de cada dia.

Pegue uma xícara de cafezinho e vamos juntos degustar essa materia.

boa leitura.

 

 

Assim como não pode faltar a combinação de arroz com feijão no almoço, o cafezinho da manhã com pão francês de manteiga está presente na casa de muitos em todas as manhãs, mas durante o dia, o café é um aliado para cada paradinha no trabalho e aquele momento de pensamento rápido, nas mãos sempre há um cafezinho.

Neste dia 14/04 é o Dia Mundial do café, e o Brasil está entre os maiores produtores de café no mundo, o que precisamos refletir é na produção das variantes do café que deveriam ser também campeãs aqui no Brasil, mas vendemos o café em grãos, e recompramos manufaturado, a exemplo da Alemanha que compra nosso café em grãos (in natura) e nos revendo torrado e moído, fica a reflexão.

Mas esta matéria é para pensarmos nos benefícios do café.

- Atua na inteligência:

Isso mesmo, o nosso cafezinho de cada dia nos ajuda no desenvolvimento da inteligência, além de ajudar o organismo a ficar alerta. Como ele faz isso? Cafeína, ele está presente no café, e é um estimulante psicoativos, e diga-se que é um dos mais consumidos no mundo.

Quando ingerido, a cafeína bloqueia os efeitos dos neurotransmissores chamado adenosina. Quando a cafeína bloqueia esse neurotransmissor ela aumenta o disparo neural do cérebro e acaba liberado outro neurotransmissores, o que acontece é que isso melhora o humor temporariamente, a memoria, o tempo de reação, o estado de alerta e as funções celebrais gerais. Viva o nosso cafezinho.

 

- Atua na prevenção da dor de cabeça.

Nosso cafezinho pode também ser um santo remédio, não substitui medicamento caso seja necessário, é uma maneira de dizer, mas o café ajuda a prevenir e diminuir a dor de cabeça, como? Ele atua na contração das artérias do cérebro. Existem estudos que indicam que para que haja esse efeito deve-se consumir 100mg ao dia.

Para se verificar a veracidade disso, veja que em alguns medicamento vendidos em farmácias, como os analgésicos, possuem em sua composição a CAFEÍNA, onde ela aumenta o efeito do medicamento, em conjunto com seus outros componentes, combatem os diversos tipos de dores de cabeça, isso também inclui a enxaqueca.

 

- Atua em ajudar na queima de gordura e melhora do desempenho físico.

Isso mesmo, para quem está preocupado com aquela gordurinha, vai mais uma dica dos benefícios do café: ele também nos ajuda contra aquela gordurinha, sabe porque? Ele é estimulante, ele acelera o metabolismo e aumenta a oxidação de ácidos graxos, isso pode ser comprovado em estudos.

Por exemplo, existe indicações de estudos que diz que tomar  café forte meia hora antes do exercício aeróbico pode aumentar significativamente a taxa de oxidação de gordura e tem mais, esses efeitos no final do dia são mais profundos. Ela melhora o desempenho físico e atlético, então vamos tomar um cafezinho e depois de meia hora vamos dar uma corridinha pra comemorar.

 

- Atua beneficiando a diminuição do risco de diabetes tipo 2

Diabetes é uma doença que tem acometido a muitos em nosso tempo, em todas as idades, ela está envolvida com o tipo de vida, o estilo de vida que está na proporção epidêmica. Hoje, segundo os estudos, está atingindo cerca de 300 milhões de pessoas.

Como ela funciona? Atua no sangue com níveis elevados de glicose devido à resistência à insulina ou à capacidade de produzir insulina.

Segundo estudos, quanto mais cafezinhos você tomar, mais reduz a incidência da doença.

 

- Atua no desempenho do cérebro.

O cafezinho nosso de cada dia age no desempenho cognitivo, sendo assim, ele ajuda a proteger o cérebro da degeneração neural.

Infelizmente um dos distúrbios neurais mais comuns no mundo é o Alzheimer, ele é um distúrbio neurodegenerativo sendo uma das principais causas da demência. Tomar café, segundo estudos, diminui o risco de aparecimento entre 32% a 60%. Nosso cafezinho não é fraco não.

 

- Atua na diminuição da cirrose que atinge o fígado

O nosso corpo é composto de diversos órgãos, e cada um possui sua importância, mas devemos prestar atenção a um em particular: o fígado

Esse é essencial ao nosso organismo.

O consumo excessivo de álcool ataca nosso fígado, a frutose (um tipo de açúcar) também faz isso, portanto, temos que prestar atenção.

Essa doença, a cirrose, se desenvolve pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e a hepatite.

Segundo estudos, o nosso cafezinho vem para ajudar, e esses estudos apontam que o consumo de café diminui o desenvolvimento dessa doença em até 80%. O estudo indica que para que haja o efeito deve-se consumir no mínimo quatro xícaras de café ao dia. E não para por ai, o café também pode reduzir o risco de câncer de fígado em cerca de 40%. Vai ai uma xícara de café para comemorar?

 

- Possui Antióxidantes

O café é rico em antioxidantes, segundo estudos, superando algumas frutas e vegetais.

Isso é conhecido entre os estudiosos, que a bebida final produzida pelos grãos possui em sua composição, esses benefícios de acordo ao IDR (Ingestão Diária Recomendada).

3% da IDR de potássio de magnésio

11% de IDR de riboflavina (vitamina B2)

6% da IDR de ácido pantotênico (Vitamina B5)

2% da IDR de niacina (B3) e tiamina (B1)

 

- Atua na prevenção da depressão

Isso mesmo, se consumido moderadamente, o nosso cafezinho ajuda na prevenção  a depressão, porque? Ele interfere de maneira positiva no humor, na nossa disposição, e na nossa disposição cognitiva pelo fato de atuar de maneira estimulante em nosso sistema nervoso central.

- Também atua na ajuda da diminuição de peso, no desempenho de atletas, ajuda a proteger o coração.

- Leve em consideração

Tudo que é em excesso não beneficia, assim é também com o nosso café, principalmente se for tomado de estômago vazio.

Todos os estudos que são mencionados e estão a disposição para pesquisas são feitos pelos métodos observacionais.

Se você deseja que haja benefícios no consumo de café, indicamos que diminua a associação de açúcar e adoçantes. Beber IN Natura, é o mais recomendado, inclusive para sentir o sabor do café e identificar o grão, para quem gosta desse tipo de degustação, se não conseguir, tente usar o mínimo possível de açúcar e adoçantes.

- Não se esqueça que conviver com pessoas que te faz bem, também faz diferença para sua saúde em diversos sentidos, e nisso o cafezinho contribui, pois o consumo de café está ligado a hábitos sociais de convívio, isso significa: estarmos juntos e convivermos bem também aumenta o bem estar pessoal.

Muitos são os benefícios do consumo do café, vale a pena fazer uma pesquisa mais aprofundada, e consultar também seu nutricionista de confiança, mas essa matéria é uma maneira de lembrarmos e celebrarmos esse dia 14/04 que é o dia Mundial do Café.

Não podemos deixar passar datas que comemoram e lembram dos esforços de nosso antepassados que tantos fizeram para que a produção do café no Brasil beneficiasse a tantas pessoas.

Feliz dia Mundial do Café.

Vamos tomar um cafezinho para comemorar?

Tim Tim.




< Voltar

Copyright 2021 - Rádio Voz da Alvorada